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Lidando com o Inesperado

Embora as noções básicas do MJ contenham todas as regras necessárias para o MJ, às vezes coisas inesperadas acontecem. Esta página contém informações gerais para quando isso acontece. Lembre-se de que você sempre pode consultar o coordenador de eventos ou Oficiais de Ventura para obter conselhos sobre estes problemas.

Lidando com Erros em Crônicas

Ao revisar uma Crônica, se notar algo que pareça inadequado, peça ao jogador que lhe explique as discrepâncias. Lembre-se de que é muito mais provável que os erros sejam acidentais do que propositais e que também é possível que eles não sejam erros. A maioria dos erros acaba sendo prejudicial para os personagens em vez de vantajos!

Ao perguntar ao jogador sobre uma discrepância, fale com calma, gentileza e mente aberta. Resolva qualquer problema da forma mais justa possível. Por exemplo, se um jogador escolheu uma opção à qual não possuía acesso ou que não estava disponível para o personagem, deixe-o escolher outra opção. Se não pagaram o preço total de um item que possuírem, eles podem pagar o que falta ou, se ainda não o usaram, podem simplesmente removê-lo do personagem. Se pagaram muito por um item, devolva-lhes o valor extra que foi pago, na seção “itens vendidos” da Crônica. Verifique com o coordenador de evento, Capitão-de-Ventura ou Tenente-de-Ventura se não tiver certeza de como corrigir um erro ou se não puder chegar a um acordo com o jogador sobre o que seria uma solução justa. Lembre-se que o jogo é para ser divertido, portanto, gaste o mínimo de tempo possível em drama e o máximo de tempo possível proporcionando um cenário empolgante e cheio de ação para seus jogadores.

Lidando com a Morte

Considerando os perigos que os personagens encaram quando se tornam Pathfinders, a morte de um personagem é uma possibilidade muito real (e necessária para manter o senso de risco e perigo no jogo). No entanto, considere que um jogador iniciante na Sociedade Pathfinder ou no Pathfinder RPG em geral, pode ser afastado tanto da campanha quanto do jogo se o personagem dele morrer de uma forma violenta durante sua primeira sessão. Embora não defendamos a falsificação de rolagens de dado, considere a experiência dos jogadores ao decidir quando usar táticas especialmente letais ou se um personagem está em extremo risco de morte, especialmente quando um jogador é iniciante. A maioria dos jogadores não retorna para a campanha quando sua primeira experiência é a morte do seu personagem.

Da mesma forma, se todo o grupo for morto ou não puder voltar à vida, a campanha acaba para todos do grupo. Isto significa que esses jogadores podem passar um intervalo significativo de tempo antes do próximo evento sem nenhuma mesa para jogar. Obviamente, esperamos que a morte de todo o grupo nunca aconteça (e nos esforçamos para balancear os cenários para que isso seja improvável) — mas, algumas vezes, os dados não colaboram e todos passam para o Grande Além.

Lidando com problemas fora do jogo

Algumas vezes, as circunstâncias impedem um jogador de completar um cenário. As razões incluem — mas não se limitam a — emergências pessoais, problemas com a bateria de dispositivos, problemas no local e falta de controle de tempo. Para diminuir o impacto na mesa, o MJ pode ajustar o a faixa de nível ou o Ajuste de Pontos de Desafio para acomodar o novo Total de Pontos de Desafio da mesa, usar um personagem pronto que se pareça ao máximo com o PJ que saiu ou adiar o jogo até que todos os jogadores possam completar o cenário. Caso uma ficha de personagem não esteja mais disponível por falta de bateria, o jogador pode usar um personagem pronto e atribuir as recompensas do cenário ao personagem original. Em todos os casos que um MJ tomar uma das medidas acima, as recompensas para todos os jogadores são baseadas na faixa de nível mais baixa usada durante o cenário.

Se um jogador for forçado a deixar a mesa e o jogo continuar, o MJ deve se esforçar para entregar uma Crônica para esse jogador o mais rápido possível. Ao preencher essa crônica, o jogador deve receber 1 XP por hora jogada em cenários. Ele recebe as recompensas de reputação pelas tarefas completadas pelo grupo até o momento em que deixou a mesa e os pacotes de tesouro e qualquer item encontrado que estava listado nas crônicas. 

No caso (esperançosamente raro) de uma emergência médica (um jogador precisando de tratamento médico de forma imediata e inesperada), a crônica deve ser preenchida como se o jogador participasse da sessão inteira, recebendo os mesmos benefícios que o resto da mesa.  

Lidando com Distrações

Nenhuma mesa está completamente livre de distrações. No entanto, se alguma coisa (como um dispositivo eletrônico) criar uma distração contínua, o MJ pode pedir que o jogador guarde o item ou policie o uso desse dispositivo (como usar o tablet para jogar). Se o dispositivo continuar sendo uma distração, o MJ possui o direito de banir o item pela duração do jogo.

Trapaças

Trapaças são raras e podem ser um tópico bastante odiado. Se suspeitar que um jogador esteja trapaceando, é sempre uma boa ideia considerar a possibilidade de que ele está apenas cometendo um erro honesto. É mais provável que os números incorretos em uma ficha de personagem ou os erros em uma Crônica sejam erros de cálculo do que uma trapaça deliberada. Quando perceber estes problemas, mantenha a mente aberta e trabalhe com o jogador para resolvê-los. Outros problemas, como mentir sobre os resultados em uma rolagem de dado ou sobre o conteúdo da ficha de personagem e violar as regras mesmo depois de ter sido informado sobre elas, são mais evidentes. Se acreditar que o jogador está trapaceando, anote o número de campanha organizada do jogador em questão e depois peça para que ele se retire da mesa. Posteriormente, mande um e-mail para a equipe da Sociedade Pathfinder em organizedplay at paizo.com, informando o número do jogador e detalhando a situação ao máximo.

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